PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. DROPSHIPPING É UMA ATIVIDADE ILEGAL?

ISSO É MITO! O DROPSHIPPING É UMA FORMA DE COMÉRCIO. O QUE ACONTECE É QUE, PARA QUE NÃO ACONTEÇA A BITRIBUTAÇÃO, O DROPSHIPPER ESCOLHE, AO INVÉS DE ADQUIRIR A MERCADORIA E REVENDER, APENAS INTERMEDIAR A COMPRA! DE UMA FORMA OU DE OUTRA, NÃO É SER DROPSHIPPING QUE É ILEGAL, SONEGAR IMPOSTO QUE É ILEGAL. AMBAS AS FORMAS DE ATUAÇÃO REQUEREM REGULARIZAÇÃO JUNTO AO FISCO E NÓS PODEMOS TE AUXILIAR NESSE PROCESSO!

2. QUAL É A FORMA CORRETA DE TRIBUTAR O DROPSHIPPING?

NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA O CORRETO SERIA IMPORTAR A MERCADORIA, COMPRANDO-A PELO CNPJ E POSTERIORMENTE COLOCAR À DISPOSIÇÃO DO CLIENTE FINAL. PORÉM, COMO O DROPSHIPPER NÃO ADQUIRE A MERCADORIA, O CLIENTE FINAL É O RESPONSÁVEL PELO RECOLHIMENTO DO IMPOSTO, QUE MUITAS VEZES É ISENTO.

3. É COMÉRCIO OU É PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS?

ISSO DEPENDERÁ DA FORMA EM QUE O DROPSHIPPER FARÁ A OPERAÇÃO. CASO RESOLVA ADQUIRIR A MERCADORIA, PASSARÁ A SER TRIBUTADO COMO IMPORTADORA. CASO QUEIRA APENAS INTERMEDIAR A COMPRA COM O CLIENTE FINAL, SERÁ PRESTADOR DE SERVIÇO.

4. PRECISO MESMO ABRIR UMA EMPRESA?

NÃO ABRIR A EMPRESA PODE SER CUSTOSO, POIS A TRIBUTAÇÃO DE SERVIÇO AUTÔNOMO EXISTE! OU SEJA, CASO QUEIRA SE REGULARIZAR, TAMBÉM TERÁ QUE PAGAR IMPOSTO, ISSO NO CASO DA INTERMEDIAÇÃO. O COMÉRCIO EXIGE A ABERTURA DA EMPRESA.

 

5. POSSO SER MEI?

SE O SEU FATURAMENTO FOR INFERIOR À R$ 6.750,00 POR MÊS, NÃO HÁ PROBLEMAS.

6. QUAIS SÃO OS TIPOS DE EMPRESA QUE POSSO TER?

VOCÊ PODE TER O EMPRESÁRIO INDIVIDUAL, A EIRELI E A SOCIEDADE LIMITADA, OU SEJA, PODE ABRIR SOZINHO OU ABRIR COM UM SÓCIO.

 

7. TEM DIFERENÇA ENTRE MEI E ME?

O MEI, NA VERDADE, É O EMPRESÁRIO INDIVIDUAL, PORÉM ELE TEM UM BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO VINCULADO À LIMITAÇÃO DO FATURAMENTO E À ATIVIDADE, TANTO O MEI COMO O ME SE REFEREM AO FATURAMENTO DA EMPRESA E NÃO AO TIPO DA EMPRESA.

8. EU JÁ TENHO UMA EMPRESA ABERTA, COMO UTILIZAR?

É NECESSÁRIO QUE UM CONTADOR ANALISE E FAÇA AS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS PARA SE FORMALIZAR.

9. PORQUE EU PRECISO DE UM CONTADOR?

ELE É O PROFISSIONAL HABILITADO PARA FAZER O ENQUADRAMENTO FISCAL E O ACOMPANHAMENTO DA EMPRESA, O EMPRESÁRIO ASSIM COMO O CONTADOR, RESPONDE CIVIL E CRIMINALMENTE PELAS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NA EMPRESA E NÃO DÁ PARA BRINCAR COM ISSO! ABRIR EMPRESA É COISA SÉRIA!

 

10. QUAIS SÃO AS IMPLICAÇÕES DE NÃO TER UM BOM SERVIÇO CONTÁBIL?

O EMPRESÁRIO PODE RESPONDER CRIMINALMENTE POR SONEGAÇÃO DE IMPOSTO CASO NÃO ESTEJA REGULARIZADO, ALÉM DE PODER SOFRER DIVERSAS MULTAS E PENALIZAÇÕES DO FISCO.

11. O QUE MAIS A CONTABILIDADE PODE NOS OFERECER?

ALÉM DO ACOMPANHAMENTO FISCAL E TRIBUTÁRIO, O CONTADOR PODE OFERECER MANEIRAS DE REDUZIR IMPOSTOS COM PLANEJAMENTO FISCAL E AVALIANDO O MELHOR REGIME TRIBUTÁRIO PARA O EMPRESÁRIO, TUDO DENTRO DA LEI. ALÉM DISSO, A CONTABILIDADE COMPLETA PODE OFERECER TAMBÉM A ANÁLISE DA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL E COM ISSO, AUXILIAR NAS TOMADAS DE DECISÕES, PORÉM A MAIORIA DOS PEQUENOS EMPRESÁRIOS COSTUMA ESCOLHER APENAS A CONTRAÇÃO FISCAL E NÃO SE BENEFICIAM DISSO.